
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) foi alvo de provocações durante um jantar realizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, na terça-feira (18/3), em Brasília. O evento, que reuniu autoridades dos Três Poderes para prestar uma homenagem a Rodrigo Pacheco (PSD-MG) pelo término de sua gestão na presidência do Senado, acabou sendo marcado por piadas direcionadas ao filho do ex-presidente Jair Bolsonaro.
De acordo com relatos de pelo menos três fontes presentes, Eduardo foi ridicularizado por alguns participantes durante uma conversa, sendo chamado de “frouxo” e “bananinha”. O apelido “bananinha”, utilizado frequentemente por adversários do deputado, teve origem em uma crítica velada feita por Hamilton Mourão (Republicanos-RS) em 2020, quando ainda era vice-presidente.
O jantar contou com a presença de figuras como o vice-presidente Geraldo Alckmin, os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), além do procurador-geral da República, Paulo Gonet. Dos 11 ministros do STF, sete participaram do evento, incluindo Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Edson Fachin, Nunes Marques, Luiz Fux e Flávio Dino.