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Câmara de Dourados convoca audiência pública para discutir concessão da BR-163

Evento acontece nesta sexta-feira e debate inadimplência e impactos da concessionária

Foto: Reprodução, Leandro Holsbac
Foto: Reprodução, Leandro Holsbac

Após manifestações de moradores que interditaram trechos da BR-163 em Dourados, a Câmara Municipal promove, nesta sexta-feira (21), às 19h, a audiência pública intitulada “BR-163: Concessão, Inadimplência e seus Impactos”. A iniciativa busca esclarecer a situação da rodovia, cujas melhorias prometidas pela concessionária seguem sem avanços concretos.

A realização do evento foi proposta pelo vereador Cemar Arnal (PP) e pelo deputado estadual Junior Mochi (MDB), que destacam a necessidade de pressionar a concessionária para que cumpra os compromissos firmados no contrato de concessão. Na última sessão legislativa, Arnal criticou a negligência da empresa responsável pela rodovia.

“Sou usuário da BR-163 e vejo a precariedade em que se encontra. Apenas 18% da duplicação prevista foi concluída, enquanto a empresa segue arrecadando com pedágios sem honrar as melhorias pactuadas. Precisamos cobrar a execução das obras e entender quais são as contrapartidas na renegociação do contrato”, afirmou o vereador.

A audiência pública é vista como essencial diante do impacto direto da rodovia na mobilidade urbana de Dourados, além dos riscos à segurança. Recentemente, um acidente fatal vitimou duas crianças, gerando indignação e protestos da população.

“A BR-163 corta alguns bairros da cidade, como Campo Dourado e 4º Plano, que precisam urgentemente de investimentos, como viadutos e vias laterais. A situação atual compromete o trânsito e coloca vidas em risco”, destacou Arnal.

O deputado Junior Mochi também reforçou o convite para que a sociedade participe ativamente do debate. “A população, as lideranças comunitárias e todos que utilizam a BR-163 devem comparecer para cobrar soluções. A rodovia é um eixo fundamental para o desenvolvimento do Mato Grosso do Sul e não pode continuar nessa situação de abandono e insegurança”, enfatizou.

Falta de segurança e investimentos questionáveis

Desde 2014, a BR-163/MS está sob concessão de uma empresa privada, que assumiu o compromisso de duplicar toda a extensão da rodovia em um prazo de cinco anos. No entanto, até 2018, apenas 150,4 km foram concluídos, o equivalente a 18% dos 845,4 km previstos. Desde então, as obras permaneceram estagnadas.

Entre as principais reclamações dos usuários estão a falta de duplicação, a precariedade da infraestrutura, o alto custo do pedágio, a crescente quantidade de acidentes e a deficiência na manutenção e sinalização da pista.

A administração da rodovia também é alvo de questionamentos devido à disparidade entre os valores captados e os investimentos realizados. Desde o início da concessão, a empresa obteve R$ 3,99 bilhões em financiamentos junto ao BNDES e à Caixa Econômica Federal, mas destinou apenas R$ 1,87 bilhão para melhorias na rodovia, deixando grande parte do serviço inacabado.

Diante desse cenário, a audiência pública busca esclarecer a situação e pressionar as autoridades responsáveis para que medidas efetivas sejam adotadas, garantindo mais segurança e infraestrutura para quem depende da BR-163.