Pesquisar

STF: Fux suspende julgamento de Débora que pichou estátua

Ministro do STF, Luiz Fux Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
Ministro do STF, Luiz Fux Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu suspender o julgamento de Débora Rodrigues dos Santos nesta segunda-feira (24), solicitando mais tempo para averiguar o caso. Com isso, a análise da condenação da cabeleireira ficará interrompida por três meses, sendo retomada em data futura. A decisão impediu que o julgamento fosse encerrado na próxima sexta-feira (28).

Débora, de 39 anos, ganhou notoriedade ao pichar a estátua localizada em frente ao prédio do STF com a frase “perdeu, mané”, expressão inicialmente usada pelo ministro Luís Roberto Barroso. Até o momento, os ministros da Corte estavam inclinados a condená-la.

Na última sexta-feira (21), o relator Alexandre de Moraes votou pela condenação de Débora a 14 anos de prisão, com o voto do ministro Flávio Dino o acompanhando. Rodrigues foi tornada ré pela Primeira Turma do STF, em agosto de 2024, por unanimidade, sendo parte do colegiado os ministros Moraes, Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Fux.

A cabeleireira, mãe de dois filhos, está presa preventivamente desde março de 2023, por decisão do ministro Moraes. As informações são do Poder360.