
Em evento fechado realizado ontem (8) em Brasília, o Partido NOVO anunciou oficialmente a pré-candidatura do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, à Presidência da República para as eleições de 2026. A confirmação veio por meio de Guto Scarpanti, presidente estadual da sigla em Mato Grosso do Sul, que esteve presente na reunião nacional junto com Carlos Alberto Miranda, vice-presidente estadual.
“A única possibilidade de Zema não ser candidato é se Bolsonaro recuperar seus direitos políticos. Fora esse cenário, Zema será cabeça de chapa”, garantiu Guto Scarpanti, que tem se destacado na organização do NOVO no Centro-Oeste. Para o presidente estadual, o cenário político atual pede lideranças que já demonstraram competência na administração pública, característica que Zema personifica na visão do partido.

No encontro, que contou com lideranças de todos os estados, foram mostrados os resultados do trabalho de Zema em Minas Gerais, com foco na recuperação das finanças do estado desde 2019. Conforme explicado na reunião, Minas, segundo maior colégio eleitoral brasileiro, tinha um rombo de cerca de R$ 30 bilhões deixado pela gestão anterior de Fernando Pimentel (PT), valor que vem diminuindo graças à “gestão eficiente e corte de regalias no setor público” implementados por Zema.
Scarpanti e Miranda voltaram ao Mato Grosso do Sul trazendo na bagagem as principais informações discutidas. O presidente regional comentou que o encontro também serviu para unificar o discurso partidário para o próximo pleito presidencial e definir como será feita a comunicação do NOVO e seus potenciais candidatos.
O nome de Zema aparece ao lado de outras figuras cogitadas para representar o campo conservador em 2026, como Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ronaldo Caiado (União-GO) e Ratinho Junior (PSD-PR).
A “Jornada 2026” foi outro ponto importante da pauta, detalhando o programa de preparação para futuros candidatos do NOVO, com direito a cursos, palestras e orientação de políticos experientes e especialistas em eleições.

O partido se apresenta como pioneiro no investimento em capacitação prévia de seus postulantes, buscando “oferecer à população candidatos capacitados para exercerem suas funções com maestria”. Fundado em 2015, o NOVO defende como valores a liberdade individual e econômica, o respeito às leis, um Estado menor, o combate à corrupção e privilégios, priorizando áreas essenciais: saúde, educação e segurança.
As inscrições para a Jornada 2026 já estão abertas no site https://vagas.novo.org.br/jornada-26. Para quem tiver dúvidas sobre o posicionamento do partido, filiação ou candidaturas, há um canal disponível via WhatsApp: (67) 99651-4690.