Pesquisar

Moraes aplica nova multa de R$ 15 mil a Allan dos Santos por uso de redes sociais

Allan dos Santos Foto: Reprodução/YouTube Pânico
Allan dos Santos Foto: Reprodução/YouTube Pânico

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou uma nova multa de R$ 15 mil ao jornalista Allan Lopes dos Santos por descumprimento de medidas cautelares impostas pela Corte. Mesmo estando foragido da Justiça nos Estados Unidos e com contas bloqueadas por decisão judicial, Allan continuou publicando conteúdos em redes sociais, incluindo na plataforma X.

Na decisão, Moraes destacou o comportamento desrespeitoso do investigado: “As condutas do investigado, que insiste em desrespeitar as medidas cautelares impostas nestes autos, revelam seu completo desprezo pelo Poder Judiciário, comportamento verificado em inúmeras ocasiões durante o trâmite deste procedimento e que justificaram a fixação de multa diária para assegurar o devido cumprimento das decisões desta Corte.”

O ministro lembrou que desde 2021 foram determinadas suspensões de perfis vinculados a Allan dos Santos em diversas plataformas como YouTube, Instagram, Facebook e X. Apesar disso, o jornalista criou novas contas e continuou com publicações que, segundo Moraes, integram uma estratégia coordenada de ataques ao Estado Democrático de Direito, ao STF, ao TSE, ao Senado e a autoridades públicas.

No último mês, Allan fez postagens com acusações falsas e comentários depreciativos contra Moraes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do STF Luís Roberto Barroso, o ministro Gilmar Mendes e o presidente da Câmara, Hugo Motta. Os conteúdos foram publicados em uma conta verificada no X, que é seguida por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, como o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro e o vereador Carlos Bolsonaro.

Allan dos Santos está sendo investigado pelos crimes de organização criminosa, crimes contra a honra, incitação, preconceito e lavagem de dinheiro nos inquéritos das fake news e das milícias digitais.