Pesquisar

Ação Agro Social levará serviços essenciais ao Assentamento Três Corações neste sábado

Foto: Divulgação PMCG
Foto: Divulgação PMCG

O maior núcleo rural de Campo Grande, o Assentamento Três Corações e áreas adjacentes, que abrange 2.257,2 hectares da antiga Fazenda Morro Bonito, localizado no Distrito de Anhanduí, será contemplado neste sábado (5), das 8h às 13h, com a Ação Social Rural. O projeto é liderado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Turístico (Semades) e reúne diversos organismos governamentais das esferas municipal, estadual e federal, entidades do sistema S e voluntários da sociedade civil.

A localidade, considerada uma das mais remotas e com acesso mais difícil do município, abriga aproximadamente 150 famílias que esperam ansiosamente pela chegada dos atendimentos. “As inscrições estão indo muito bem. Os dois últimos eventos estavam impecáveis, com a população em peso, conseguimos levar o que nos propusemos: melhorias concretas nas rotinas das famílias”, enfatizou o titular da pasta municipal da Semades, Ademar Silva Junior.

O leque de atendimentos disponibilizados incluirá consultas médicas com diversos especialistas, como ginecologistas para realização de exames preventivos, clínicos gerais, oftalmologistas e pediatras. Também serão oferecidos serviços de imunização e tratamentos odontológicos. Haverá assistência para atualização de dados cadastrais, Bolsa Família, CNIS e emissão de documentos.

Os agricultores e criadores locais terão acesso a orientações sobre financiamento rural e inscrição no PAA 2025. Adicionalmente, poderão dirimir dúvidas relacionadas à imunização animal, questões sanitárias agropecuárias e registro no sistema E-fazenda. Visando estimular práticas ambientalmente responsáveis, a área Agro da Semades realizará distribuição gratuita de mudas de espécies arbóreas nativas e frutíferas.

Na avaliação da prefeita Adriane Lopes, a iniciativa diminui as dificuldades de acesso a serviços fundamentais e promove maior integração social no ambiente campestre. “Chegar até as comunidades mais distantes reafirma o compromisso da gestão em garantir dignidade e qualidade de vida aos moradores do campo”, ressaltou.

A série de atendimentos teve seu início em 15 de março, beneficiando habitantes das localidades Sucuri, Aguão e PA Conquista. No dia 29 de março foi atendida a região do PA Estrela Campo Grande. Neste sábado, 5 de abril, o programa alcança o PA Três Corações e suas imediações. As ações prosseguirão ao longo do ano, ampliando o alcance dos serviços públicos e fomentando o desenvolvimento sustentável nas áreas rurais.

A participação é simples: basta comparecer ao espaço comunitário do assentamento portando documentação pessoal para agilizar os procedimentos de atendimento. O acesso é gratuito e aberto a todos os moradores da zona rural da região.

Parceiros

São parceiros da iniciativa a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes), Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (Funsat), Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), Subsecretaria de Políticas para a Mulher (Semu), Secretaria Especial de Articulação Regional (Sear), Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Secretaria Estadual de Saúde (SES), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Corpo de Bombeiros de MS, Energisa, Sicredi, Banco do Brasil, Observatório do Cooperativismo/UFMS, Ramos Matos Advocacia, Cooperativa Agrícola Mista (CoopLaf) e Rotary Internacional.