
Durante esta quinta-feira (3), o parlamentar que lidera a bancada do Partido Liberal (PL) na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), iniciou a mobilização para obtenção de assinaturas favoráveis à proposta legislativa que pretende conceder anistia aos indivíduos detidos em decorrência dos acontecimentos de 8 de janeiro de 2023. A estratégia adotada visa encaminhar a matéria diretamente para deliberação em plenário, contornando assim o processo de análise nas comissões temáticas.
A agremiação política decidiu modificar sua abordagem tática e acelerar o procedimento, buscando a aprovação do requerimento de urgência para o projeto já na primeira quinzena do mês corrente.
De acordo com informações disponíveis até o encerramento desta reportagem, já foram asseguradas 165 assinaturas, enquanto o agrupamento político necessita alcançar no mínimo 257 adesões para que a matéria possa tramitar sob regime de urgência.
“Nós vamos trabalhar com celeridade para que, na próxima reunião de líderes, na quinta-feira que vem, a gente tenha essas 257 assinaturas, que aí já não dependeremos mais da autorização do presidente Motta e dos líderes”, esclareceu Sóstenes em declaração aos veículos de comunicação.
O deputado tem dedicado esforços ao diálogo com representantes de diversas legendas para conquistar o número necessário de apoiadores, com o intuito de solucionar a questão no menor intervalo temporal possível.
“Com 257 assinaturas, entrará na pauta na semana seguinte”, afirmou.