Pesquisar

MS inicia abril com frente fria e previsão de chuvas intensas em diversas regiões

Primeira semana do mês traz mudança no tempo, com queda nas temperaturas a partir de hoje, mas sem frio intenso; Capital deve registrar mínima de 20°C

Foto: Freepik
Foto: Freepik

Mato Grosso do Sul inicia a semana com a chegada de uma frente fria que provocará queda nas temperaturas, mas não o suficiente para trazer um frio intenso ao estado. A mudança climática marca o começo de abril, que se inicia amanhã (terça-feira, 1º), com alerta para temporais em diversas regiões do estado.

De acordo com a previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), o avanço da frente fria já começa a alterar as condições meteorológicas entre hoje (31) e amanhã (1º). Inicialmente, havia expectativa de que seria o primeiro frio significativo do ano no estado, mas a frente perdeu força e não deve mais causar um impacto tão expressivo nas temperaturas.

“Os modelos de previsão não indicam frio extremo, porém uma diminuição nas temperaturas sendo considerada a primeira massa de ar frio que deverá favorecer a queda nas temperaturas e, pontualmente, não se descartam temperaturas abaixo dos 17°C”, explica o Cemtec em nota oficial.

Segundo o órgão meteorológico, com o avanço da frente fria e da alta pós-frontal, a expectativa é de queda nas temperaturas que podem variar entre 17°C e 19°C, principalmente nas regiões sudoeste e sul do estado.

Em Campo Grande, haverá ligeira redução nas temperaturas, suficiente para amenizar o calor intenso dos últimos dias, mas insuficiente para justificar o uso de roupas mais pesadas. A mínima prevista para a semana é de 20°C, enquanto a máxima permanece elevada, podendo alcançar 33°C. Para referência, conforme o Climatempo, a menor temperatura registrada na capital sul-mato-grossense neste ano foi de 18,4°C, no dia 1º de fevereiro.

Para todo o estado, são previstos acumulados significativos de chuva, que podem ultrapassar os 40 mm em 24 horas, especialmente neste início de semana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta vigente de perigo potencial de chuvas intensas para 71 municípios do estado, incluindo a Capital, onde há previsão de precipitações para todos os dias, potencialmente de forte intensidade entre hoje e quarta-feira, passando a céu encoberto com chuviscos entre quinta e sexta-feira.