
A administração municipal de Campo Grande receberá investimentos superiores a R$ 20 milhões provenientes do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) destinados à conclusão de seis unidades de Emeis (Escola Municipal de Educação Infantil) e uma instituição de ensino cujas construções estavam interrompidas. A comunicação oficial ocorreu durante a reunião ordinária do Legislativo Municipal nesta quinta-feira (3), com participação do gestor do FNDE, Anderson Wilson Sampaio Santos, e do congressista Dagoberto Nogueira.
De acordo com Anderson Sampaio, as dotações federais já estão garantidas. “A Prefeitura de Campo Grande já formalizou esses acordos, que atualmente encontram-se em fase de concorrência pública para posterior retomada da implementação, considerando que esses empreendimentos estavam anteriormente estagnados. As atividades devem ser reiniciadas para entregarmos (as escolas) com máxima brevidade à comunidade”, declarou o dirigente do FNDE.
O líder do Legislativo Municipal, edil Epaminondas Neto, conhecido como Papy, destacou a cooperação que possibilitou a transferência de recursos para a Capital, permitindo a continuidade de construções que permaneciam incompletas. “Relevante que esta questão seja discutida aqui na Casa Legislativa. Trata-se de um aporte que chega a Campo Grande para resolver uma pendência que se prolonga por anos, relacionada às edificações inacabadas das Emeis. Isso representa um prejuízo para o erário e afeta as famílias com crianças que não conseguem vagas nos centros de educação infantil. Iniciou-se aqui esta relação com os representantes federais. Hoje o deputado federal Dagoberto Nogueira esteve presente neste importante anúncio para que possamos, conjuntamente, Executivo e Legislativo, atuar em benefício da população campo-grandense”, afirmou o presidente Papy.
O parlamentar federal Dagoberto Nogueira enfatizou que os recursos da esfera federal já estão disponibilizados para o município retomar as construções. “O montante já está depositado e agora depende da administração municipal iniciar as obras. O presidente Lula disponibilizou verbas suficientes para que a Prefeitura pudesse finalizar essas construções interrompidas”, assegurou o deputado.
As verbas do FNDE serão aplicadas nas obras suspensas das Emeis do Jardim Talismã; Moreninha II; Jardim Colorado; Serraville; Jardim Nashville e Jardim Radialista. A finalização da Escola Municipal da Vila Nathália também será realizada com parcela desses recursos.
Reconhecimento
O gestor do FNDE Anderson Sampaio também foi agraciado pelo Legislativo Municipal com o Título de Visitante Ilustre. A distinção, proposta pelo vereador Jean Ferreira, reconhece a atuação de Sampaio na administração federal e seu trabalho institucional, fortalecendo o setor educacional em Mato Grosso do Sul e na capital Campo Grande.