
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul vai cobrar da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) que, ao repactuar o contrato com a MSVia, seja antecipado o cronograma de investimentos na BR-163, visando a duplicação do trecho Campo Grande/Nova Alvorada do Sul/Dourados nos próximos quatro anos. Durante sua participação na Expocanas/2025, em Nova Alvorada do Sul, o presidente da Assembleia, Gerson Claro, enfatizou o compromisso do parlamento estadual em buscar melhorias na rodovia, considerada a principal via logística do estado, com 845 km de extensão, ligando Mato Grosso do Sul ao Paraná. Após 11 anos de concessão, apenas 174 km da estrada foram duplicados.
“Os deputados têm realizado audiências públicas, visitado o Tribunal de Contas da União e a ANTT, e a Assembleia cobrou judicialmente o cronograma de investimentos da concessionária. O governador Eduardo Riedel e a bancada federal também estão mobilizados para garantir que a duplicação desse trecho, que tem alto tráfego de caminhões e veículos de passeio, finalmente saia do papel, incluindo a possibilidade de terceira pista onde for necessário”, afirmou.
Gerson Claro ressaltou que a sociedade sul-mato-grossense não aceitará mais pagar pedágios sem que haja contrapartidas, como obras que garantam a fluidez e segurança do tráfego. “A repactuação da concessão foi a melhor alternativa para atender às necessidades do estado, que tem atraído grandes investimentos privados, permitindo que Mato Grosso do Sul se destaque com índices de crescimento superiores à média. Abrir uma nova licitação para concessão poderia atrasar os investimentos na rodovia, o que geraria o risco de um apagão logístico”, destacou o presidente da Assembleia.
Investimentos
Gerson Claro também comemorou os novos investimentos da Atvos no estado, que instalará uma usina de biometano e uma de etanol de milho em Nova Alvorada do Sul, onde já está localizada a Usina Santa Luzia, às margens da BR-267. O município receberá R$ 1,350 bilhão em investimentos. De acordo com Bruno Serapião, CEO da Atvos, a unidade, prevista para entrar em operação até 2026, terá capacidade de produção de 28 milhões de metros cúbicos de biometano por safra. “Após seis a oito meses de engenharia, teremos 18 meses para implantação. A previsão é que até o final de 2025 ou meados de 2026, a planta já esteja gerando biogás”, afirmou Serapião.
Na ocasião, o governador Eduardo Riedel assinou uma autorização para que a Secretaria de Fazenda (Sefaz) defenda, junto ao Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), a redução do ICMS sobre o biometano de 17% para 1,8%. Também está prevista a construção de uma segunda usina de etanol de milho em Costa Rica, onde a empresa já possui uma usina de álcool. “Mato Grosso do Sul tem colhido os frutos de sua estabilidade fiscal e institucional, o que garante segurança jurídica e atrai investimentos privados”, concluiu Gerson Claro.