Presidente do PL disse que previsão é de que deputado retorne ao Brasil em quatro meses

O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, confirmou que a previsão é de que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) retorne ao Brasil em quatro meses. Segundo Valdemar, o deputado será o candidato da sigla ao Senado nas eleições de 2026 pelo estado de São Paulo.
Em entrevista à CNN, Valdemar destacou: “Ele será nosso senador por São Paulo. A previsão é que ele volte em quatro meses.”
Entretanto, Eduardo Bolsonaro revelou, em 19 de março, que está considerando deixar seu mandato de deputado de forma definitiva após a licença que planeja tirar da Câmara. Ele explicou que só se sentirá seguro para retornar ao Brasil quando o ministro Alexandre de Moraes não estiver mais no Supremo Tribunal Federal.
“Sim, positivo. Cogito. Só terei tranquilidade de voltar quando o Alexandre de Moraes não for mais ministro ou estiver no devido lugar dele. Fora isso, não tenho a possibilidade de voltar”, declarou Eduardo Bolsonaro.
O deputado tem se manifestado nas redes sociais, alegando ser alvo de perseguição, e criticou tanto o ministro Alexandre de Moraes quanto a Polícia Federal (PF). Ele estava cotado para presidir a Comissão de Relações Exteriores da Câmara.
Conforme o Regimento Interno da Câmara, os parlamentares podem se licenciar por motivos como tratamento de saúde, missões diplomáticas ou interesse pessoal. Quando o afastamento é por interesse pessoal, como no caso de Eduardo, a licença é sem remuneração, podendo durar até 120 dias.