Documento foi apresentado em sessão solene no Congresso

Em uma sessão solene realizada nesta quarta-feira (26) no Congresso Nacional, foi lançada a Agenda Legislativa do Agro 2025. A senadora por Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina (PP), ressaltou que a agropecuária e os projetos relacionados ao setor são “pilares fundamentais da economia brasileira”.
O documento reúne as pautas prioritárias em tramitação no Legislativo para o agronegócio, entre elas, o marco temporal, o licenciamento ambiental e a chamada “reciprocidade comercial”, proposta que conta com o apoio de Tereza Cristina.
A senadora enfatizou o papel do agro na balança comercial, na geração de empregos e na segurança alimentar da população. Além disso, destacou que os produtores rurais podem contribuir para conter a inflação dos alimentos, apesar dos desafios impostos pelas mudanças climáticas, pelo aumento dos custos de produção e pelos entraves logísticos e de infraestrutura.
“Produzimos supersafras de grãos ano após ano, garantindo o abastecimento e preços justos para os brasileiros”, afirmou Tereza Cristina.
Sessão solene
A cerimônia foi conduzida pelo presidente em exercício do Senado, Eduardo Gomes (PL-TO), e contou com a presença da deputada federal Marussa Boldrin (MDB-GO) e do presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), João Martins da Silva Júnior.
A CNA foi responsável pela elaboração da Agenda Legislativa do Agro 2025, que foi estruturada em oito eixos temáticos: tributação e política agrícola; meio ambiente e recursos hídricos; direito de propriedade; relações trabalhistas; relações internacionais; infraestrutura e logística; produção agropecuária; e educação.