Pesquisar

Sem Bolsonaro, Quaest mostra Lula com 46% e Flávio com 36% no 2º turno

Levantamento é o primeiro após o aval do ex-presidente ao nome do filho

Flávio Bolsonaro e Lula Foto: Andressa Anholete/Agência Senado // Ricardo Stuckert/PR
Flávio Bolsonaro e Lula Foto: Andressa Anholete/Agência Senado // Ricardo Stuckert/PR

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (12/12) indica que, em um eventual segundo turno entre Luiz Inácio Lula da Silva e o senador Flávio BolsonaroSem Bolsonaro, pesquisa Quaest mostra Lula com 46% e Flávio Bolsonaro com 36% em eventual 2º turno
Levantamento é o primeiro sem Jair Bolsonaro na disputa após aval ao filho, pré-candidato ao Planalto

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (12/12) indica que, em um eventual segundo turno entre Luiz Inácio Lula da Silva e o senador Flávio Bolsonaro, o petista aparece com 46%, enquanto o pré‑candidato do PL registra 36%. É o primeiro levantamento sem Jair Bolsonaro na simulação, após o ex‑presidente, preso desde 22 de novembro na Superintendência da PF, ter autorizado a candidatura do filho.

O estudo também avaliou outros cenários contra Lula: Tarcísio de Freitas aparece com 35%; Ratinho Jr. soma 35%; Ronaldo Caiado marca 33%; e Romeu Zema registra 33%. O percentual de entrevistados que não souberam ou não quiseram responder varia entre 15% e 18%, enquanto os indecisos ficam entre 3% e 4%.

A pesquisa revela ainda que a desaprovação de Lula permanece elevada e estável, alcançando 49%, contra 48% de aprovação, índice que evidencia forte desgaste do governo petista mesmo com o apoio da máquina pública. Apenas 3% não opinaram.

O levantamento foi realizado entre 11 e 14 de dezembro, por meio de 2.004 entrevistas presenciais com brasileiros de 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com 95% de confiança.