
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta um forte declínio na aprovação popular, especialmente no Nordeste, região tradicionalmente favorável ao Partido dos Trabalhadores. Segundo levantamento do instituto Datafolha, divulgado nesta sexta-feira (14), a aprovação de Lula na região caiu 16 pontos percentuais, passando de 49% para 33%.
A pesquisa também revelou que a aprovação geral do petista é a pior de todos os seus mandatos, atingindo apenas 24%. Já a desaprovação chega a 41%.
Apesar da queda expressiva, os nordestinos ainda mantêm um índice de aprovação numericamente superior à reprovação, que está em 30%. No entanto, considerando a margem de erro de quatro pontos percentuais, a avaliação positiva e negativa estão tecnicamente empatadas.
A perda de apoio foi registrada em todas as regiões do país, embora em intensidades diferentes. No Sudeste, a queda foi de 11 pontos; no Centro-Oeste, de nove pontos; e no Sul, de cinco pontos. Juntas, as regiões Nordeste e Sudeste somam 69% dos entrevistados.
No segundo turno das eleições de 2022, Lula obteve uma ampla vantagem no Nordeste, com uma diferença de 29,67% dos votos válidos em relação ao então presidente Jair Bolsonaro (PL). No Piauí, estado onde Lula teve a maior proporção de votos, o petista recebeu 76,86% dos votos válidos, contra 23,14% do ex-presidente.
A pesquisa Datafolha entrevistou 2.007 eleitores entre os dias 10 e 11 de junho, em 113 municípios do Brasil. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos no cálculo geral.