Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Oposição na Câmara rejeita reeleição de Maduro

Nota critica “Totalitarismo Socialista” e reafirma preocupações com a crise na Venezuela

Filipe Barros Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Filipe Barros Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Nesta segunda-feira (29), a Liderança da Oposição na Câmara dos Deputados, representada pelo deputado federal Filipe Barros (PL-PR), divulgou uma nota condenando a reeleição de Nicolás Maduro à presidência da Venezuela. Maduro, que lidera o país com uma ideologia socialista, foi escolhido para seu terceiro mandato consecutivo, com duração de seis anos.

A nota expressa descontentamento com o resultado das eleições, chamando-o de “mais um capítulo sombrio na história da Venezuela, subjugada pelo totalitarismo socialista”. O texto critica o regime de Maduro por suas ações autoritárias e sua colaboração com aliados do Foro de São Paulo, incluindo o PT e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com a nota, o “bolivarianismo” destruiu o que antes era uma nação próspera, resultando na maior crise de refugiados da América Latina, com mais de 7 milhões de venezuelanos forçados a deixar o país. A liderança da oposição também ressalta que o regime atual está minando qualquer esperança de um futuro democrático para os venezuelanos.

A desconfiança sobre a legitimidade dos resultados eleitorais é compartilhada por diversas figuras políticas internacionais, incluindo o presidente chileno Gabriel Boric. Em uma postagem na rede social X, Boric expressou dúvidas sobre a transparência dos resultados e pediu uma verificação rigorosa das atas e do processo eleitoral.