Pesquisar

O Globo culpa calor pela alta do preço dos ovos e gera críticas nas redes sociais

Silas Malafaia rebate justificativa do jornal e ironiza tentativa de proteger o governo Lula

Foto: Monserrat Soldu/Pexels
Foto: Monserrat Soldu/Pexels

Uma reportagem publicada pelo jornal O Globo nesta terça-feira (18) afirmou que a alta no preço dos ovos no Brasil estaria relacionada ao calor excessivo. Segundo a matéria, temperaturas acima de 28ºC estressam as galinhas, reduzindo a produção e encarecendo o produto. A justificativa gerou forte reação nas redes sociais, com críticas ao veículo e ao governo federal.

O pastor Silas Malafaia foi um dos que ironizou a publicação, classificando a explicação como uma tentativa de proteger o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“PIADA! O Globo perdeu a vergonha na cara. Não tem mais o que inventar para apoiar o governo Lula”, escreveu Malafaia em suas redes sociais.

Internautas reagem e questionam governo

Nos comentários da publicação, muitos internautas criticaram a explicação do jornal, apontando que a inflação e a alta dos preços não podem ser atribuídas apenas ao clima.

“Nunca é culpa do Lula”, escreveu um usuário.

“Agora a culpa do ovo ter subido é do calor, não é do ex-presidiário”, ironizou outro.

Outros usuários ampliaram a crítica, mencionando o aumento dos preços de outros produtos básicos e questionando se a culpa também seria do clima:

“O boi deve estar estressado. A plantação de café deve estar estressadíssima. A árvore de oliveira (azeite) deve estar num estresse só. O dono do posto deve estar estressado também, não para de aumentar o preço”, comentou um internauta.

Outros fatores mencionados pelo jornal

Além do calor, O Globo citou outros fatores que podem ter influenciado a alta de 17% no preço dos ovos, como a crise nos Estados Unidos, que elevou em 62% as exportações brasileiras do produto, a demanda sazonal da quaresma e a volta às aulas, que aumentam o consumo.

No entanto, críticos apontam que a inflação e o aumento do custo de vida no Brasil são reflexos diretos da política econômica do governo Lula, e que o jornal estaria tentando desviar o foco da responsabilidade do governo federal.