
Nesta segunda-feira (09), iniciou a terceira fase de investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga o Consórcio Guaicurus. Durante a oitiva de Paulo Vitor Brito de Oliveira, gestor da área de bilhetagem da empresa, o vereador Maicon Nogueira questionou sobre a porcentagem de veículos com o elevador quebrado.
“O senhor repudia a minha atuação dizendo de maneira mentirosa, que chamei algum colaborador de vagabundo, mas de mentira parece que o Consórcio entende. Existe um vídeo postado na minha rede social, onde um colaborador reconhece que apenas 1% dos ônibus apresentam problemas nos elevadores. Não sou eu que estou dizendo. Ele disse: “Vou ser bem sincero, 99% dos elevadores estão funcionando”. Temos que encontrar quem é o mentiroso, revelou Maicon.
O vereador ainda mostrou um áudio, onde a usuária Graziane Faria, mãe de um cadeirante faz o seguinte relato: “Foram dois ônibus hoje, o cadeirante ficou e o ônibus está indo. Dois com elevadores quebrados”. O parlamentar acrescentou: “O artista Wesley Safadão tem uma música muito famosa e popular onde ele diz: “99% anjo, perfeito, mas aquele 1% é vagabundo. Quais os ônibus, dos 417 da sua frota é o vagabundo, porque estamos encontrando muito mais do que 1%”, questionou Maicon.
MENTIRA
Paulo Vitor alegou que não existe mentira. “O senhor quer usar um número ao pé da letra, nós falamos de dois carros em uma frota de 417, isso dá 1%”, afirmou. De acordo com o gestor, dois carros com elevadores quebrados, sucessivamente se trata de uma coincidência. “O que posso falar com muita tranquilidade é que os carros que passam pela Otimiza saem de lá na condição de novo. Nós estamos fazendo o melhor que a gente pode nas condições que a gente tem”, afirmou.
Maicon Nogueira também questionou se em algum momento o Consórcio transportou pessoas, sem a devida inspeção veicular? Paulo respondeu que todos os ônibus passaram e passam pela inspeção da Otimiza. Segundo ele não existe possibilidade de fazer algo que não existe regramento, que determine que seja feito.
Sobre a volta do veículo para a inspeção, Paulo afirmou que quando a Agetran entende que não foi resolvido o problema ou ela quer ter certeza que resolveu, a mesma pode solicitar, mas não existe esse regramento.
RESERVA
O diretor do Consórcio esclareceu que existem dois tipos de frota reserva, a que fica em pronto emprego, nos terminais e a reserva que é utilizada para fazer as revisões preventivas, que no caso é 10% da operante. “Quando falo em frota operante já estou falando na frota que está rodando e a que está na reserva para aquela operação, o restante é reserva técnica. Se não me engano são 12 carros de reserva nos terminais”, explicou.
Quanto ao seguro, o vereador questionou sobre a necessidade de ter um seguro obrigatório como consta em contrato. “O senhor reconhece que a empresa quando não fez o seguro deixou de escanteio a possibilidade de auxiliar e tratar o usuário com dignidade?
Paulo disse que não reconhece e ainda afirmou que mais de 85% dos acidentes estão abaixo da franquia. “Oitenta e cinco por cento das nossas batidas já saem resolvidas, por meio do juizado itinerante. Temos uma resolutividade muito maior do que na época do seguro e com muito mais assertividade. Ficou demonstrado que a resposta para as vítimas é mais rápida”, defendeu o diretor do Consórcio Guaicurus.