Presidente sugere que consumidores evitem comprar produtos caros e substituam itens por opções mais acessíveis

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) responsabilizou o Banco Central (BC) pela alta nos preços dos alimentos e pediu, nesta quinta-feira (6), que a população contribua para o controle da inflação. Durante entrevista a rádios da Bahia, o chefe do Executivo afirmou que o aumento do dólar foi provocado por decisões do BC, destacando que a situação é difícil de reverter rapidamente.
“Nós tivemos um aumento do dólar porque tivemos um Banco Central totalmente irresponsável, que deixou uma arapuca que a gente não pode desmontar de uma hora para a outra”, declarou o presidente. Lula também explicou que não pode adotar medidas drásticas, como o congelamento de preços, e criticou a ideia de fiscalizar fazendas para verificar o estoque de gado.
O presidente, então, apelou para o comportamento dos consumidores, sugerindo que evitassem comprar produtos caros e que substituíssem itens mais onerosos por alternativas mais baratas. “Se todo mundo tivesse a consciência e não comprasse aquilo que está caro, quem está vendendo teria que baixar para vender, senão vai estragar. Isso é da sabedoria do ser humano”, afirmou.
Lula destacou que o controle dos preços também depende da colaboração do povo brasileiro e pediu uma mudança de comportamento em relação aos hábitos de consumo, com o objetivo de reduzir a pressão sobre a inflação.