Pesquisar

Lula confunde nome de Janja com o de Marisa em discurso e vira alvo de piadas

Ato falho do presidente em Mauá repercute nas redes, com internautas ironizando gafe

Lula e Janja Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Lula e Janja Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) protagonizou uma gafe nesta segunda-feira (9), em Mauá, na Grande São Paulo, ao trocar o nome da atual esposa, Janja da Silva, pelo da ex-primeira-dama Marisa Letícia durante um discurso sobre investimentos na saúde. O ato falho ocorreu quando ele comentava a visita a uma unidade móvel de exames e dizia que seria acompanhado pela primeira-dama.

“Semana que vem, eu vou com a Marisa numa jamanta… com a Janja, numa jamanta dessa, e a Janja vai fazer mamografia”, disse Lula, corrigindo-se em seguida. O deslize bastou para ganhar as redes sociais, onde usuários passaram a ironizar o episódio e a brincar que o petista “vai dormir no sofá” depois da confusão em público.

Marisa Letícia foi casada com Lula por mais de quatro décadas, de 1974 até 2017. Ela morreu em 3 de fevereiro de 2017, aos 66 anos, em São Paulo, após sofrer um acidente vascular cerebral hemorrágico. O episódio reacende, nas redes, tanto a memória da antiga primeira-dama quanto o desgaste natural de um presidente já acostumado a colecionar frases polêmicas e escorregões em discursos oficiais.