Pesquisar

Jovens manifestam insatisfação com a economia no governo Lula III, aponta pesquisa

Lula mostra curativos Foto: Reprodução/TV Globo
Lula mostra curativos Foto: Reprodução/TV Globo

Uma pesquisa recente do instituto Datafolha revelou um alto índice de insatisfação dos jovens brasileiros com a condução da economia no terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com o levantamento, 71% dos jovens de 16 a 24 anos desaprovam as políticas econômicas do governo, refletindo preocupação com questões como inflação, desemprego e poder de compra.

A faixa etária jovem, historicamente mais sensível aos impactos econômicos, citou dificuldades na inserção no mercado de trabalho e na manutenção de padrões básicos de consumo. Muitos também expressaram descontentamento com a falta de perspectivas claras para melhorar as condições econômicas, o que aumenta a desconfiança em relação às promessas de crescimento sustentável feitas pelo governo.

Especialistas avaliam que a insatisfação juvenil é um sinal de alerta para a gestão Lula, especialmente por essa ser uma base eleitoral significativa. O governo enfrenta o desafio de apresentar soluções concretas e efetivas para questões econômicas estruturais, buscando reconquistar a confiança de uma geração cada vez mais crítica e conectada às discussões políticas e econômicas.