Pesquisar

Jair Bolsonaro diz que Carla Zambelli tirou o mandato dele após cena de perseguição com arma na mão

Foto: Print do Youtube
Foto: Print do Youtube

Durante sua participação no podcast “Inteligência Ltda”, ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o ex-presidente Jair Bolsonaro sugeriu que a deputada Carla Zambelli (PL-SP) teve um papel determinante na derrota de sua candidatura à reeleição em 2022. Segundo ele, o episódio em que a parlamentar sacou uma arma e perseguiu um homem nas ruas de São Paulo foi amplamente explorado pela imprensa e teve impacto direto na perda de votos, especialmente no estado paulista.

Bolsonaro afirmou que a Rede Globo veiculou exaustivamente as imagens do ocorrido, o que teria levado a uma queda significativa nas intenções de voto. Conforme pontuado por Tarcísio de Freitas, com base em pesquisas realizadas à época, a queda no apoio teria sido de mais de um milhão de votos apenas em São Paulo. “A Carla Zambelli tirou o mandato da gente”, declarou o ex-presidente, reforçando sua avaliação de que o episódio prejudicou sua campanha.

A fala ocorre em um momento delicado para Zambelli, que enfrenta julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com uso de arma. O julgamento foi suspenso nesta segunda-feira pelo ministro Nunes Marques, mas já conta com maioria formada para condená-la. Até o momento, os ministros Gilmar Mendes (relator), Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes e Flávio Dino votaram por uma pena de cinco anos e três meses de prisão em regime semiaberto, além da perda do mandato da deputada e da revogação de seu porte de arma.

O pedido de vista de Nunes Marques paralisa temporariamente o julgamento, mas a tendência é que Zambelli seja condenada quando o processo for retomado. Enquanto isso, Bolsonaro, ainda que sem atacar diretamente a deputada, deixou claro que considera o caso um fator determinante para seu revés nas urnas, demonstrando um distanciamento sutil da aliada.

Assista na íntegra: