Pesquisar

Governo Lula oculta dados sobre alfabetização no Brasil

Ministério da Educação barra divulgação de resultados do Saeb

Camilo Santana e Lula - Foto: Reprodução/Instagram
Camilo Santana e Lula – Foto: Reprodução/Instagram

O governo Lula decidiu mais uma vez ocultar informações essenciais sobre a educação no Brasil. A gestão petista barrou a divulgação dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) referentes ao 2º ano do Ensino Fundamental. Os dados são fundamentais para entender o desempenho da alfabetização no país, mas foram engavetados pelo Ministério da Educação (MEC), repetindo a postura adotada em 2024, quando também foi prometida a divulgação futura, o que não ocorreu.

Segundo informações da Folha de S.Paulo, os números ocultados dizem respeito ao desempenho da alfabetização em 2023. O Saeb é composto por provas de português e matemática que integram o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), servindo como um importante termômetro da qualidade do ensino público. O jornal obteve um ofício assinado pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Manuel Palácios, no qual fica determinado que serão divulgados apenas os microdados das avaliações do Saeb 2023 relativos ao 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e ao 3º ano do Ensino Médio.

A decisão de suprimir informações sobre a alfabetização é inédita e gerou preocupação entre especialistas. Conforme apurou o jornal, técnicos do Inep informaram que o governo Lula decidiu ocultar os dados para dar espaço a um novo instrumento criado por sua gestão para medir a qualidade da alfabetização. No entanto, a falta de transparência reforça questionamentos sobre a real situação do ensino básico no Brasil.