Verba foi utilizada para promover a imagem do governo em meio a desafios de comunicação

A Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo federal desembolsou R$ 1,1 milhão entre janeiro e fevereiro de 2025 para impulsionar conteúdos oficiais no Instagram e Facebook. Os dados foram divulgados pela Meta e revelam que os gastos ocorreram entre 6 de janeiro e 4 de fevereiro, abrangendo 48 publicações patrocinadas.
Desse montante, R$ 987,6 mil foram direcionados para 18 anúncios com o rótulo “Governo do Brasil” como financiador, promovendo pautas como agronegócio, desemprego, combate à fome e incentivo à educação. Além disso, R$ 128 mil foram investidos especificamente na publicidade do programa Acredita, voltado à concessão de crédito para micro e pequenas empresas.
A Secom justificou a divisão dos anúncios em diferentes rótulos por “limitações técnicas” das plataformas, mas garantiu que os pagamentos foram feitos com recursos do orçamento oficial.
Desde 14 de janeiro, a pasta está sob comando do marqueteiro Sidônio Palmeira, cuja principal missão é melhorar a imagem do governo Lula (PT). Seu antecessor, Paulo Pimenta, foi alvo de críticas pela condução da comunicação oficial.