Pesquisar

Frente fria provoca chuvas e ventos fortes em Mato Grosso do Sul nesta terça

Instabilidade avança com risco de tempestades e rajadas intensas em 79 municípios

Foto de Clay LeConey na Unsplash
Imagem Ilustrativa – Foto de Clay LeConey na Unsplash

Uma frente fria chega a Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (19), trazendo mudanças significativas no clima. O dia começa com sol e aumento de nuvens, mas, entre a tarde e a noite, há previsão de chuvas em várias regiões, com risco de tempestades, raios e ventos fortes, conforme alerta o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). A instabilidade, que se estende até quarta-feira (20), resulta da combinação de baixa pressão atmosférica, transporte de umidade e avanço de cavados.

As temperaturas devem cair, especialmente no sul do estado, com mínimas entre 14°C e 16°C. Em Dourados, os termômetros variam de 19°C a 32°C, enquanto em Campo Grande a previsão é de 20°C a 34°C. Já em Porto Murtinho, o calor persiste, com máxima de 37°C. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alertas de vendaval (ventos de 40 a 60 km/h) entre 12h e 18h e de tempestade (ventos de 60 a 100 km/h, chuva intensa e granizo) até a madrugada de quarta, atingindo 79 e 32 municípios, respectivamente, incluindo Campo Grande, Dourados e Corumbá.

A prefeitura de Campo Grande, por meio de suas secretarias, está atenta aos impactos e pronta para agir em caso de emergências. Espera-se que a população fique alerta a possíveis transtornos, como quedas de galhos e alagamentos. Nos próximos dias, a frente fria pode trazer mais instabilidades, e as autoridades seguem monitorando a situação.