Pesquisar

Forte terremoto afeta Mianmar e Tailândia, deixando pelo menos 15 mortos

Terremoto de magnitude 7,7 provoca mortes e danos em várias cidades da região

Prédio desabou em Bangkok Foto: EFE/EPA/RUNGROJ YONGRIT
Prédio desabou em Bangkok Foto: EFE/EPA/RUNGROJ YONGRIT

Um terremoto de magnitude 7,7 abalou o sudeste asiático nesta sexta-feira (28), com epicentro em Mianmar, causando a morte de pelo menos 13 pessoas. O tremor também foi sentido na Tailândia, onde resultou na morte de outras duas pessoas e na evacuação de milhares de pessoas de suas casas e locais de trabalho. O abalo foi seguido por um forte tremor secundário de magnitude 6,4.

Na Tailândia, equipes de resgate informaram que duas vítimas fatais foram localizadas, e um número indeterminado de pessoas segue desaparecido sob os escombros de um prédio que desabou em Bangkok. Outras sete pessoas foram resgatadas com vida. O prédio de vários andares foi derrubado pelo tremor.

Bangkok, a capital da Tailândia, que abriga mais de 17 milhões de habitantes, foi fortemente afetada. Alarmes dispararam em prédios altos da cidade, e moradores, em pânico, evacuaram rapidamente seus edifícios. O Departamento de Prevenção de Desastres da Tailândia confirmou que o tremor foi sentido em praticamente todo o país.

Fraser Morton, um turista escocês, descreveu o caos vivido na cidade: “De repente, todo o prédio começou a se mover. Imediatamente houve gritos e muito pânico. Eu comecei a andar calmamente no início, mas então o prédio começou a se mover de verdade. Muitos gritos, muito pânico, pessoas descendo as escadas rolantes na direção errada, muitos estrondos e objetos caindo dentro do shopping.”

Milhares de pessoas correram para o Parque Benjasiri, buscando refúgio do caos, enquanto outros tentavam ligar para seus entes queridos. O centro da cidade ficou congestionado, e a prefeitura declarou a região como área de desastre, facilitando a ajuda e as operações de emergência.

Em Mianmar, a segunda maior cidade, Mandalay, que fica próxima ao epicentro, sofreu danos significativos. Parte do antigo palácio real e outros edifícios foram danificados. Na região de Sagaing, uma ponte de 90 anos desabou, e algumas seções da estrada que liga Mandalay à maior cidade do país, Rangum, também foram afetadas. Em Rangum, os moradores saíram correndo de suas casas, mas não há relatos imediatos de mortes ou feridos.

Na capital Naypyitaw, o terremoto causou danos em santuários religiosos, derrubando algumas estruturas, e afetou várias residências.