Bilionário interage com a líder oposicionista Maria Corina Machado
Na véspera da eleição presidencial na Venezuela, Elon Musk, proprietário da rede social X, manifestou apoio à oposição ao regime de Nicolás Maduro. Em resposta a uma publicação de Maria Corina Machado, líder oposicionista venezuelana, Musk afirmou que “é hora de os venezuelanos terem a chance de um futuro melhor”.
– Apoie Maria Corina – escreveu Musk em resposta ao post de Machado, onde ela mencionava o apoio do presidente argentino Javier Milei, outro político admirado por Musk.
María Corina Machado, candidata original da Plataforma Unitária Democrática (PUD), foi inabilitada politicamente após vencer as primárias com mais de 90% dos votos. A Controladoria-Geral anunciou que ela estaria proibida de ocupar cargos públicos por 15 anos, decisão confirmada pelo tribunal superior em janeiro.
– Querido Elon Musk, venezuelanos estão alcançando coisas eXtraordinárias – escreveu Machado, usando um trocadilho com o “X” da rede social de Musk, anteriormente chamada Twitter.
– Estamos determinados a viver com dignidade e prosperidade, trazendo nossas famílias de volta para casa. Amanhã traz um novo começo: Venezuela será livre! – declarou.
Nicolás Maduro, que governa desde 2013, enfrenta como principal rival Edmundo González Urrutia, diplomata de 74 anos indicado pela aliança opositora após a inabilitação de Corina Machado. Desconhecido até ser apoiado pela líder oposicionista, González Urrutia agora lidera a maioria das pesquisas, após uma crise que reduziu o PIB venezuelano em 80% em uma década, com anos de hiperinflação e dolarização parcial da economia.