Pesquisar

Criança morre após erro em vírgula de dosagem de remédio com potássio

Família processa hospital na Flórida por overdose dez vezes maior do que a prescrita

(Imagem ilustrativa) Foto: Freepik
(Imagem ilustrativa) Foto: Freepik

Uma criança de 2 anos morreu na Flórida, Estados Unidos, após receber uma overdose de potássio provocada por um erro na prescrição médica. Segundo a família, a falha ocorreu por causa de uma vírgula decimal omitida, o que fez com que o menino tomasse uma dose dez vezes superior à indicada. A quantidade que deveria ser de 1,5 mmol foi registrada como 15 mmol no sistema do hospital.

O caso, ocorrido em março de 2024, motivou um processo judicial contra o UF Health Shands, onde a criança, identificada como De’Markus Page, foi internada. Ele havia sido levado inicialmente a outro hospital, em 1º de março, com choro intenso, baixa ingestão de alimentos e diarreia. Lá, foi diagnosticado com rinovírus e enterovírus, além de hipocalemia (baixo nível de potássio), sendo posteriormente transferido à unidade da UF Health Shands para tratamento intravenoso especializado.

De acordo com a mãe, Dominique Page, a vírgula na dosagem “desapareceu” durante a transcrição da receita para o sistema do novo hospital, e nenhum profissional percebeu o erro. A ação judicial afirma que o próprio sistema hospitalar chegou a emitir um alerta, mas, mesmo assim, a medicação foi administrada.

A criança sofreu parada cardíaca após receber duas superdosagens, precisou ser internada na UTI e ficou duas semanas em ventilação mecânica, apresentando convulsões e outras complicações, sem sinais de melhora. Em 18 de março, a família decidiu desligar os aparelhos de suporte à vida.

Os familiares responsabilizam a equipe médica e a farmácia do hospital pela morte do menino. Em entrevista à WCJB, Dominique declarou que “tem sido extremamente difícil desde a morte do meu filho”, ressaltando que até hoje não compreende como a falha aconteceu. O hospital informou que não irá se manifestar antes da conclusão do julgamento.