
Durante a primeira oitiva da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), o vereador Maicon Nogueira solicitou que seja expedida convocação ao vereador da Casa, Marcos Marcelo Trad e ex-prefeito, a fim de prestar depoimento sobre a prestação do serviço de transporte coletivo de passageiros pelo Consórcio Guaicurus, mediante concessão do município.
“Fiquei feliz em ver o ex-prefeito e atual vereador sentado aqui querendo participar, e por causa de uma questão regimental não foi possível, mas acredito que ele tem muito a contribuir, nos informando sobre o período que ele foi prefeito de Campo Grande, por 6 anos. Trazendo explicações para a população e para os membros dessa Comissão. Com isso, no ajudando a tornar nosso transporte coletivo mais digno, explicou o parlamentar.
OITIVA
A primeira depoente da CPI foi Lucia Maria Mendonça Santos, mestra em Mobilidade Urbana pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial da Universidade Federal de Santa Catarina, que esclareceu diversas dúvidas, entre elas, sobre gerenciamento no transporte público. “Temos superlotação, atrasos e irregularidades de horários, más conservações de veículos, descaso com pessoas com deficiência. Não é assim, determinado horário tem frota disponível para deficientes. Toda frota deve estar equipada. Isso é lei federal”, explicou.
Para a mestra em mobilidade urbana, quando não se tem controle do número de passageiros, e não se sabe quando arrecada ou quanto custa o sistema, a tendência é aceitar o que entregam para a gente. “Se a bilhetagem está nas mãos dos empresários e a gente não tem um quadro de fiscal que permita que a prefeitura fiscalize o sistema é assim. Os fiscais têm que estar na rua, pois também não adianta ter fiscal para estar no terminal, eles têm que ficar no ponto de para da do bairro e longe das câmeras dos terminais”, enfatizou.
Conforme a Comissão a próxima oitiva da CPI será na próxima segunda-feira (5), a partir das 14h, com o diretor-presidente da Agereg, José Mário Antunes da Silva, no plenarinho Edroim Reverdito, na Câmara Municipal.