Pesquisar

Como Campo Grande se tornou referência em políticas de emprego e qualificação profissional

Capital sul-mato-grossense comemora Dia do Trabalhador com números que revelam crescimento histórico na criação de postos de trabalho e iniciativas que transformam vidas

Foto: PREFCG
Foto: PREFCG

Campo Grande celebra o Dia do Trabalhador com resultados expressivos que consolidam a capital sul-mato-grossense como um exemplo de desenvolvimento econômico sustentável. O município registrou um saldo positivo de 3.803 novos postos de trabalho apenas no primeiro trimestre de 2025, segundo dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) divulgados nesta quarta-feira (30).

Por trás destes números está uma série de iniciativas estratégicas implementadas pela administração municipal, que vão desde a desburocratização de processos para abertura de empresas até programas específicos de capacitação profissional, com resultados concretos na vida dos campo-grandenses.

“Quero parabenizar cada trabalhador desta cidade pujante. Cada homem, cada mulher e jovem de Campo Grande. O desenvolvimento do município acontece pelas mãos de vocês. Temos grandes desafios e a Prefeitura está trabalhando incansavelmente para levar o desenvolvimento econômico e sustentável a todas as regiões. São milhares de cursos de capacitação, incentivo ao empreendedorismo, apoio a startups e, principalmente, a desburocratização que facilita a instalação de novas empresas e gera empregos. Estamos agilizando a emissão de licenças ambientais, facilitando licenças para a construção civil, canteiros de obras, de onde milhares de famílias tiram seu sustento. Também temos projetos exclusivos para mulheres, como o Mulheres Mil, Mulher Empreendedora e Escolas de Capacitação. São políticas públicas que estão sendo ampliadas e transformarão o futuro de Campo Grande”, declara a prefeita Adriane Lopes.

Um exemplo de sucesso dessas políticas é o caso de Jhonatan Villamayor, de 28 anos, que conseguiu emprego formal como motorista entregador após buscar atendimento na Fundação Social do Trabalho (Funsat). “A Funsat foi essencial para minha contratação. Depois de procurar atendimento, fui encaminhado para atuar como motorista entregador de gás e água. Isso me devolveu a renda e o registro em carteira”, compartilha o trabalhador, destacando o impacto transformador do emprego em sua vida. “O trabalho traz dignidade para qualquer um. Fui à Funsat, fui muito bem atendido e já saí com uma entrevista agendada. Isso facilita demais para quem está em busca de uma oportunidade”, complementa.

A simplificação de processos ambientais tem sido outro pilar fundamental da atual gestão. Nos primeiros quatro meses deste ano, foram emitidas 217 licenças ambientais, representando um aumento de 30% em comparação ao mesmo período de 2024, quando foram concedidas 167 autorizações. Essa agilidade permite que os empreendimentos iniciem suas operações mais rapidamente, movimentando a economia local.

“A chegada de novas empresas é sinal de mais trabalho digno para a população. Além disso, a Prefeitura tem firmado termos de compromisso com empresas que irão se instalar ou expandir suas atividades na Capital”, explica a prefeita Adriane Lopes, que também destaca os avanços na destinação de áreas nos polos empresariais Norte, Oeste e Paulo Coelho Machado, beneficiando diversos setores econômicos.

Ao refletir sobre os desafios superados, a gestora municipal faz um balanço dos primeiros anos de administração: “Quando assumi, encontrei uma Prefeitura com muitos entraves e limitações legais que dificultavam mudanças mais profundas. Hoje, estamos equilibrando as finanças e destravando o crescimento da cidade. Avançamos com responsabilidade e visão de futuro. Estamos gerando empregos, trabalhos diretos e indiretos, e capacitando nossos cidadãos por meio de projetos da Prefeitura. Esses alunos saem qualificados e são encaminhados para as empresas parceiras.”

Somente neste início de 2025, a previsão é de investimentos superiores a R$ 32 milhões na capital, com a criação de 130 novas vagas, somadas a 243 empregos diretos já existentes, demonstrando a confiança do setor empresarial no ambiente de negócios local.

O projeto “Emprega CG” tem sido outro diferencial, levando oportunidades diretamente às sete regiões da cidade. Com 11 edições realizadas neste ano em bairros como Jardim Inápolis, Moreninhas, Vida Nova, Estrela Dalva, Parque do Lajeado e Zé Pereira, a iniciativa já proporcionou centenas de recolocações de trabalhadores no mercado formal. Para 2025, a meta é ambiciosa: 70 edições do circuito, 4 mil atendimentos e 55 ações itinerantes — um crescimento de 30% em relação ao ano anterior.

Christiane Michelle Farias, de 47 anos, moradora do bairro Nova Campo Grande, é outro exemplo de sucesso. Ela conseguiu uma vaga como assistente administrativa após atendimento na Funsat. “Terei sempre gratidão por essa oportunidade. Não foi apenas um simples atendimento da Funsat, mas um processo de orientação e apoio que resultou na minha contratação”, relata.

Na área de qualificação profissional, o programa “Mulheres Mil” se destaca como uma política pública de inclusão feminina no mercado de trabalho. As primeiras turmas de 2025 já certificaram quase 300 alunas, sendo 100 somente na região do Aero Rancho. A meta agora é abrir sete novos polos até o fim do ano, capacitando mais 435 mulheres no curso de Assistente Administrativo, com carga horária de 160 horas.

O programa Qualifica também se expande, com 30 novas turmas previstas para maio, abrangendo áreas estratégicas como alimentação, saúde, tecnologia e administração. Entre os cursos oferecidos estão Higiene na Manipulação de Alimentos, Atendente de Farmácia, Auxiliar de RH, Marketing Digital, Primeiros Socorros, Informática Básica, Inteligência Artificial e Tráfego Pago. A meta é certificar 1.300 alunos até dezembro.

Outra iniciativa de destaque é o Programa de Inclusão no Mercado de Trabalho (Primt), que atualmente beneficia 2.068 pessoas exercendo atividades em diversos órgãos públicos. Cada beneficiário recebe um salário mínimo, além de auxílio-transporte e alimentação, com a previsão de novas matrículas ainda este ano, mediante a publicação de dois editais.

A juventude também tem espaço nas políticas municipais de emprego. A Secretaria Executiva da Juventude (Sejuv) oferece cursos de capacitação profissional e orientação vocacional com psicólogos para os jovens campo-grandenses.

Leidiane Melo, que já atuava no segmento de vestuário, encontrou nos cursos da Sejuv a oportunidade de realizar um sonho antigo no ramo da beleza. “Sempre tive vontade de empreender nesse ramo, trabalhando com cílios e sobrancelhas. Como já havia direcionado parte do meu investimento para abrir uma loja, procurei alternativas para me capacitar — e foi assim que conheci os cursos da Sejuv. Comecei com o de cílios tufinho, depois fiz o de fio a fio e, por fim, o de design de sobrancelhas. Os professores foram maravilhosos”, relata a empreendedora, que hoje possui seu próprio estúdio e até ministra cursos de aplicação de cílios. “Graças ao curso da Sejuv, muitas portas se abriram e minha vida mudou”, conclui.

Raphaela Amorim, de 29 anos, exemplifica outro caso de sucesso, tendo evoluído de aluna a colaboradora. “Comecei de forma voluntária e segui fazendo os cursos como aluna também, aproveitando todas as oportunidades até que em junho foram abertas às inscrições para beneficiária do PRIMT e tendo um bom currículo, vários cursos que melhoraram meu desempenho, passei a ser colaboradora”, explica ela, que hoje coloca em prática tudo o que aprendeu. “Sou muito grata. Tenho certeza de que, assim como eu, muitos alunos mudaram suas vidas após os cursos”, finaliza.