Pesquisar

Campo Grande conquista Selo Diamante do PNTP e se destaca entre as capitais do país

Reconhecimento nacional reforça boa governança, controle social e gestão moderna na Capital

Foto: PREFCG
Foto: PREFCG

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), recebeu nesta quinta-feira (4), em Florianópolis (SC), o Selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), durante evento promovido pela Atricon em parceria com tribunais de contas estaduais, entre eles o TCE-SC. É o nível máximo de reconhecimento do programa e consolida Campo Grande entre as capitais mais bem avaliadas do Brasil.

O Selo Diamante é concedido apenas a órgãos que atingem excelência em critérios como abertura de dados, integridade das informações e fortalecimento do controle social. “O recebimento do Selo Diamante pelo Programa Nacional de Transparência Pública é um reconhecimento de grande importância para Campo Grande, pois confirma a excelência do município na abertura de dados, na integridade das informações e no fortalecimento do controle social. Conquistamos esse nível máximo de certificação graças ao trabalho contínuo de aprimoramento dos nossos portais e do compromisso da gestão em garantir acesso claro, ágil e qualificado às informações públicas”, destaca o controlador-geral do Município, Elton Souza.

Ele ressalta o apoio da gestão municipal: “A Prefeitura nos deu respaldo para reconquistar esse prêmio que traz benefícios diretos para a população, pois amplia a confiança no serviço público, fortalece a participação social e assegura uma gestão cada vez mais responsável e transparente. Renovamos, assim, nosso compromisso com a boa governança e com a oferta de instrumentos que permitam ao cidadão acompanhar de perto a aplicação dos recursos e as ações da administração.”

Liderado pela Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil), o PNTP avalia anualmente portais públicos com base em critérios rigorosos de acesso à informação. Em 2025, 2.911 portais foram certificados: 997 com Selo Diamante, 1.082 com Selo Ouro e 832 com Selo Prata, crescimento de 59,15% em relação ao ano anterior.

Além do PNTP, Campo Grande também foi reconhecida no Prêmio Qualidade da Gestão MS 2025, na categoria “Primeiros Passos para a Excelência”, concedido pelo Instituto MS Competitivo, presidido por Edison de Araújo Ferreira, com participação de instituições como Fecomércio, Sebrae/MS e CRA/MS. O conjunto dessas conquistas evidencia o avanço da Capital em gestão pública moderna, eficiente e orientada a resultados.

Com mais esse título, Campo Grande reforça sua posição de referência nacional na administração pública, unindo responsabilidade, participação cidadã e foco em resultados para a sociedade.