Pesquisar

Aprovação do governo Lula despenca após proposta de monitoramento do Pix

Lula Foto: EFE/ Andre Borges
Lula Foto: EFE/ Andre Borges

A aprovação do governo Lula sofreu uma queda histórica em janeiro de 2025, conforme pesquisa divulgada. A popularidade do presidente perdeu cinco pontos percentuais, o que resultou em um saldo negativo inédito. Entre os grupos mais afetados, estão os eleitores mais pobres, menos escolarizados e os moradores do Nordeste, fundamentais para sua vitória em 2022. A proposta de monitoramento das transações de baixo valor no Pix, divulgada pela Receita Federal, gerou forte rejeição, agravada pela resposta confusa do governo.

O declínio na aprovação de Lula, especialmente entre sua base tradicional, destaca uma fragilidade no apoio popular. A proposta de monitoramento no Pix, que visava o controle de transações financeiras de pequeno valor, foi amplamente criticada nas redes sociais, alimentando a insatisfação. O caso revelou rachaduras na relação do governo com seus eleitores mais fiéis, algo que pode impactar ainda mais a popularidade do presidente nos próximos meses.

O governo ainda possui apoio superior ao de Dilma Rousseff em seu segundo mandato, mas a tendência de queda é preocupante. A repercussão negativa nas redes sociais e a falta de uma resposta eficaz são pontos críticos que podem definir o futuro político do presidente Lula.