Pesquisar

Japão: premiê conservadora conquista maioria esmagadora no Parlamento

Coalizão liderada por Sanae Takaichi garante 352 das 465 cadeiras na Câmara Baixa

Foto de Jezael Melgoza na Unsplash
Foto de Jezael Melgoza na Unsplash

A primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, consolidou com folga seu governo nas eleições antecipadas deste domingo (8). A coalizão conservadora formada pelo Partido Liberal Democrata (PLD) e pelo Partido da Inovação do Japão (Ishin) assegurou, segundo a NHK, ao menos 352 dos 465 assentos da Câmara Baixa, superando com larga margem os dois terços da Casa. Sozinho, o PLD conquistou 316 cadeiras.

Com esse resultado, Takaichi ultrapassa com tranquilidade a meta de 233 cadeiras que havia fixado como maioria absoluta. A força da base governista na Câmara Baixa dá à premiê condições de aprovar leis mesmo quando enfrenta resistência na Câmara Alta, onde a coalizão é minoritária. Em seu pronunciamento, a primeira mulher a chefiar o governo japonês sinalizou continuidade: “Passaram-se pouco mais de três meses desde a formação do Gabinete. Os membros do Gabinete são pessoas que escolhi com confiança e que atualmente estão trabalhando muito duro, por isso não cogitei mudá-los”.

O pleito foi realizado sob fortes nevascas, que atrasaram a abertura e anteciparam o fechamento de alguns locais de votação. Ainda assim, o voto antecipado superou o de eleições anteriores, reforçando a legitimidade da vitória do campo conservador em um dos países mais estratégicos da Ásia.