Pesquisar

Presidente da Alerj é preso em operação da PF que apura vazamento para aliado do Comando Vermelho

Rodrigo Bacellar é acusado de repassar dados sigilosos e obstruir investigação contra TH Joias

Rodrigo Bacellar, presidente da Alerj Foto: Thiago Lontra/Alerj
Rodrigo Bacellar, presidente da Alerj Foto: Thiago Lontra/Alerj

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Rodrigo Bacellar (União Brasil), foi preso pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (3), alvo da Operação Unha e Carne. Ele é investigado por, supostamente, ter repassado informações sigilosas da Operação Zargun, que resultou na prisão do então deputado estadual TH Joias.

Segundo a PF, a “atuação de agentes públicos envolvidos no vazamento de informações sigilosas culminou com a obstrução da investigação realizada no âmbito da Operação Zargun”. Nesta fase, foram cumpridos um mandado de prisão preventivaoito buscas e apreensões e uma intimação para medidas cautelares, todos autorizados pelo STF.

A Unha e Carne decorre das diretrizes fixadas pelo Supremo na ADPF das Favelas, que encarregou a PF de investigar organizações criminosas violentas no Rio e possíveis vínculos com autoridades públicas, mais um retrato da promiscuidade entre crime organizado e setores da política.

TH Joias, cujo caso está na origem dessa nova fase, foi preso em 3 de setembro, acusado de tráfico de drogas, corrupção e lavagem de dinheiro. Ele é apontado como suspeito de negociar armas e acessórios para o Comando Vermelho (CV). Na ocasião, foi alvo de duas operações simultâneas, com mandados do TRF e do TJ-RJ.

A PF afirma ter identificado “um esquema de corrupção envolvendo a liderança da facção no Complexo do Alemão e agentes políticos e públicos”. Para o MP-RJ, TH teria usado o mandato para favorecer o CV, inclusive nomeando comparsas para cargos na Alerj – um esquema que agora respinga diretamente sobre o atual presidente da Casa.