Pesquisar

Valdemar diz que Tarcísio precisa se filiar ao PL para disputar a Presidência em 2026

Líder do partido afirma que decisão final será de Jair Bolsonaro, “dono dos votos” da direita

Valdemar Costa Neto Foto.: Beto Barata/ PL
Valdemar Costa Neto Foto.: Beto Barata/ PL

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou nesta quinta-feira (27), em Teresina, que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), só poderá ser candidato ao Planalto em 2026 se estiver filiado ao PL. A declaração foi dada ao Portal Encarando, durante evento do partido no Piauí.

Segundo Valdemar, Tarcísio já manifestou oficialmente essa intenção:
– “O Tarcísio, se for candidato, vem pro PL. Já me comunicou isso oficialmente” – afirmou.

Mesmo visto como um dos principais nomes da direita para 2026, Tarcísio enfrenta resistências internas, especialmente do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que nas últimas semanas o classificou como “candidato do sistema”.

Valdemar reforçou que, apesar das articulações, a palavra final será do ex-presidente Jair Bolsonaro, hoje impedido de concorrer por decisão do STF, que o tornou inelegível até 2060.
– “Agora, dependemos do Bolsonaro escolher quem é o candidato. É o Bolsonaro que é o dono dos votos, é ele que escolhe. Então, nós estamos aguardando a escolha dele, num momento oportuno, e que escolha o melhor. E o Tarcísio é um dos melhores, óbvio.”

Na prática, o recado de Valdemar sinaliza que qualquer projeto presidencial sólido na direita tende a passar pelo PL e pela bênção de Bolsonaro, consolidando o partido como eixo central da oposição ao PT em 2026.