Pontífice promete manter reformas de Francisco, mas barra avanços e reforça posição tradicional sobre casamento gay

O papa Leão XIV confirmou nesta quinta-feira (18) que manterá as reformas implementadas pelo papa Francisco a respeito de questões LGBTQIA+ e nomeações de mulheres a cargos de liderança no Vaticano, porém rechaçou qualquer possibilidade de novas alterações ou flexibilizações na doutrina católica. Segundo o pontífice, a intenção é evitar “polarização” interna, protegendo a unidade da Igreja diante das crescentes pressões por mudanças.
“Qualquer questão que envolva questões LGBTQIA+ também é altamente polarizadora dentro da Igreja”, declarou Leão XIV, frisando que todos serão acolhidos, mas sem relativizar os ensinamentos tradicionais. “O ensinamento da Igreja continuará como está, e isso é o que tenho a dizer sobre isso por enquanto”, reiterou no lançamento do livro Leão XIV: Cidadão do Mundo, Missionário do Século XXI.
Apesar das reformas iniciadas por Francisco – como a benção de casais do mesmo sexo e a defesa do respeito e não criminalização de homossexuais –, a doutrina permanece inflexível em considerar as práticas homoafetivas como pecado, e o casamento homossexual segue não reconhecido. Para Leão XIV, mudanças adicionais não estão na pauta.