Quarta unidade de série de sete arenas marca transformação social na Região do Bandeira com parceria estadual

A Prefeitura de Campo Grande entregou mais uma arena esportiva para a população, desta vez no bairro Jardim Itamaracá, na Região do Bandeira. A inauguração aconteceu na rua Padre Mussa Tuma, 1205, e representa a quarta de uma série de sete arenas que a gestão municipal planeja entregar, além de mais de 70 praças que serão revitalizadas e iluminadas em toda a capital.
A obra resultado da parceria entre a administração municipal, através da Fundação Municipal de Esportes (FUNESP), e o Governo do Estado, via Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte). A cerimônia contou com a presença da vice-prefeita Camila Nascimento de Oliveira, representando a prefeita Adriane Lopes, além de secretários municipais e estaduais.
Transformação completa beneficia comunidade há uma década no local
Dr. Sandro Trindade Benites, diretor-presidente da FUNESP, destacou a importância das parcerias público-comunitárias para a manutenção dos equipamentos públicos. “Qual que é o maior problema que nós vemos hoje? Você entrega uma arena tão linda numa praça tão bonita. Passa dez dias você tem a depredação. Então os locais onde você tem uma parceria público-comunitária, onde a comunidade ergue a bandeira, a gente tem a noção de pertencimento. Não é porque é público que não é meu, pelo contrário, é público, é meu”, explicou.
O projeto Deus é 10, liderado por Johnny e Suellen, atua há quase uma década no local e foi fundamental para viabilizar a transformação. Johnny, fundador da associação, relembrou as condições precárias do espaço quando chegaram. “Quando a gente chegou aqui, o mato era dessa altura. Nós mesmo tivemos que limpar, cuidar. Não dava para tirar uma foto com as crianças aqui na arena, no espaço, cheio de lixo, mato”, contou.
Gestão municipal atende promessa de campanha na região
A entrega da arena representa o cumprimento de compromisso assumido pela prefeita Adriane Lopes logo após assumir a gestão municipal. “A gente quer agradecer aí a prefeita Adriane Lopes. Logo depois que ela assumiu, ela já veio aqui na associação, já abraçou a associação, prometeu pra gente uma reforma e revitalização”, destacou Johnny durante a cerimônia.
Darci Caldo, Secretário Especial de Articulação Regional, enfatizou como a união entre poder público e comunidade potencializa os resultados. “Quando o poder público se une, governo, prefeitura municipal e câmara de vereadores, e a comunidade, quando tem a mesma vontade, o mesmo sentido, o antes e o depois… isso aqui não tinha nada e aí veio uma transformação”, afirmou.
Impacto social e econômico transforma matriz regional
A nova arena não representa apenas um equipamento esportivo, mas um indutor de transformação social e econômica para a região. Segundo Darci Caldo, “essa arena aqui, ela traz vida para a população. E aí, você consegue tirar futuros craques até, que pode, se não chegar no profissional, vai para uma faculdade. Muda a matriz econômica da região”.
A cerimônia reuniu ainda os vereadores Herculano Borges e Beto Avelar, o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Ferreira Miranda, além de assessores municipais como Chiquinho Telles e Alex Mello. A presença de empresários locais, como o Sr. Jovan do Manancial e representantes da Marajá Conveniência, demonstra o envolvimento do setor privado no projeto.
Cronograma ambicioso prevê mais entregas em 2025
Dr. Sandro Benites anunciou que a próxima entrega acontecerá na quarta-feira seguinte, no Paulo Coelho Machado, dando continuidade ao cronograma acelerado da prefeitura. “São mais de 80, nós estamos chegando a 120 equipamentos que a gente vai entregar por Campo Grande”, revelou durante seu discurso.
A dedicação das equipes municipais ficou evidente na preparação do evento, com funcionários da FUNESP trabalhando desde a véspera, “passaram a madrugada pintando, hoje de manhã organizando”, conforme reconheceu o diretor-presidente da fundação.
Para Johnny, a arena representa um “divisor de águas” para o projeto social. “Hoje dá pra gente tirar uma foto, colocar no Instagram. Os pais vêm… Essa arena ficou, pelo amor de Deus, que estrutura é essa? É uma maravilha pra gente poder dar essa aula pras crianças”, celebrou o fundador do projeto comunitário.







