Economista critica sugestão do presidente sobre preços altos

O economista e ex-BBB Gil do Vigor desmentiu a declaração do presidente Lula (PT) sobre controle de preços nesta quinta-feira (6). O petista afirmou que os brasileiros deveriam evitar comprar produtos caros para que os preços diminuam, sugerindo que a solução para a alta dos alimentos estaria na “conscientização” do povo.
Gil do Vigor rebateu a ideia e destacou que a inflação não é tão simples quanto Lula sugere:
“Muita gente acha que se os preços estão altos, basta a população parar de comprar que tudo se resolve. (…) A inflação não funciona de maneira tão simples assim. (…) A alta dos preços tem múltiplas causas: custo de produção, variação de câmbio, políticas fiscais e monetárias, entre outros fatores. Incerteza, insegurança sobre o atual governo ou o anterior. (…) Então, gente, não dá simplesmente para a gente achar que o consumidor pode ou deva ser responsabilizado por algo como a inflação”, afirmou.
A fala do presidente ocorre em um momento de forte aumento nos preços dos alimentos, colocando em xeque sua capacidade de lidar com a economia do país. Enquanto Lula transfere a responsabilidade para o consumidor, economistas apontam fatores como políticas fiscais equivocadas, instabilidade cambial e interferências governamentais no mercado como verdadeiros culpados pela alta de preços.