Pesquisar

Davi Alcolumbre retorna à presidência do Senado com 73 votos e apoio de Lula e Bolsonaro

Marcos Oliveira / Agência Senado
Marcos Oliveira / Agência Senado

O senador Davi Alcolumbre (União-AP) reassumiu a presidência do Senado neste sábado (1º) após uma vitória com 73 votos. Ele derrotou os concorrentes Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE), que obtiveram quatro votos cada. O resultado reflete a articulação política que o permitiu garantir apoio tanto de governistas quanto de opositores ao presidente Lula.

Nos últimos meses, Alcolumbre conseguiu reunir apoio de partidos como PSD, PL, MDB, PT, União Brasil, PP e Republicanos, alcançando 76 votos, o que representa 94% dos senadores. Sua primeira gestão (2019-2021) foi marcada pela centralização do controle do orçamento e pela destinação de emendas parlamentares, especialmente para o Amapá.

Durante o período em que esteve fora da presidência, Alcolumbre manteve papel relevante como presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Agora, no retorno ao cargo, seu foco será equilibrar os interesses do Legislativo, defendendo maior protagonismo do Senado nas pautas, incluindo as medidas provisórias, e buscando garantir espaço para as propostas da oposição.